Escolha uma Unidade

Conheça a Unit

Pioneirismo, valores e tradição. Oferecer educação de qualidade aos alunos e desenvolvimento profissional aos professores tem sido, há mais de 50 anos, a principal marca do Grupo Tiradentes. Esta trajetória teve início em 1972, quando o empreendedor da educação, Jouberto Uchôa de Mendonça, fundou o Colégio Tiradentes em Aracaju. Pouco depois, movido pela grande aprovação de pais e alunos, o colégio tornou-se Faculdade e, em 1995, uma Universidade. Hoje, a Unit – Universidade Tiradentes – é a maior instituição de ensino particular de Sergipe e uma das três que compõem o Grupo Tiradentes, ao lado da Facipe (Recife/PE) e Fits (Maceió/AL). Já são mais de 45 mil profissionais formados em diferentes áreas do conhecimento e diversas ações de extensão que beneficiaram e beneficiam o desenvolvimento das regiões onde o Grupo Tiradentes atua. Todas as conquistas só foram possíveis graças ao sério compromisso com a formação de cidadãos críticos e proativos, somado às melhores condições dentro e fora da sala de aula para o aluno se tornar um grande profissional.

MISSÃO: Desenvolver a sociedade por meio de serviços de qualidade relacionados à educação e cultura.

A estrutura que você precisa para CONSTRUIR seu sonho

unitA Unit oferece cerca de 360.000m² dedicados exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão. Neste espaço, alunos e professores contam com salas bem equipadas, laboratórios modernos, auditórios, clínicas, escritórios modelo e outros diferenciais que completam a atmosfera de uma verdadeira cidade universitária, com acessibilidade e conveniências que tornam a experiência acadêmica mais prática e enriquecedora, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências.

Graduação a distância – Unit EAD Na Unit EAD, o aluno estuda onde e quando quiser. Após a conclusão do curso em um dos mais de 36 Polos de Ensino a Distância, o aluno recebe um diploma com validade nacional e reconhecido pelo MEC e pelo mercado de trabalho. As aulas e video conferências são transmitidas via satélite com tecnologia de ponta para tornar as atividades ainda mais dinâmicas.

Estrutura dos Polos de Apoio Presenciais: professores, técnicos, tutores, salas de auditórios, laboratórios de informática, sala de tutoria, sala de vídeo e recepção.

ead

A história da Universidade Tiradentes teve início em março de 1962, ocasião em que o professor Jouberto Uchôa de Mendonça inaugurou o Colégio Tiradentes, localizado na rua Laranjeiras, centro de Aracaju, oferecendo os cursos de Primeiro Grau e Segundo Grau, Profissionalizante-Pedagógico e Contabilidade. Cinco anos depois, em 1967, o Colégio Tiradentes muda de endereço, passando a funcionar em um imóvel na avenida Airton Teles, 270 (Av. Canal). Os dois anos seguintes marcaram a luta do professor Uchôa em conseguir para o colégio uma sede própria. Isso ocorreu em 1969, quando a instituição de ensino foi transferida em definitivo para a rua Lagarto, 264. Instalado na “própria casa”, o sonho de oferecer o ensino de Terceiro Grau começou a se tornar realidade e foi concretizado em 11 de julho de 1972. Nesta data, o projeto “Faculdades Integradas Tiradentes” foi aprovado pela Presidência da República e pelo Ministério da Educação.Com isso, foram edificadas novas instalações, implantados equipamentos de ensino e abertos cursos superiores. Em 1975, foram reconhecidos os cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração. Finalmente, em 25 de agosto de 1994, as Faculdades Integradas Tiradentes foram reconhecidas como Universidade Tiradentes através da Portaria 1274 do Ministério da Educação e do Desporto.

A Universidade Tiradentes possui uma moderna infraestrutura de ensino instalada em cinco Campi, equipados com laboratórios de última geração para o aprendizado nas áreas de ciências biológicas e da saúde, tecnológica e humanas, institucionalizou a pesquisa e a extensão e oferece à sociedade diversos cursos de Pós-graduação Lato Sensu.

A Universidade Tiradentes atualmente está recredenciada através da Portaria do MEC, 1125 de 11 de setembro de 2012, para ofertar cursos de Graduação e Pós-Graduação tanto presencial como a distância, sendo seu ato de credenciamento para oferta de Educação a Distância através da Portaria nº 651/2004, publicada no D.O.U de 16/03/2004. Estendendo assim seu raio de atuação, com abertura de polos em municípios sergipanos e em municípios do Estado de Alagoas, em sua maioria resultantes de parcerias estabelecidas entre a Universidade e o poder público com vistas à qualificação de profissionais da educação.

Jouberto Uchôa de Mendonça

Reitor

Amélia Maria Cerqueira Uchôa

Vice-Reitora

Jucimara Roesler
Diretora de Educação a Distância

 

Arleide Barreto Silva

Diretora de Graduação

Maria Ângela Costa Lino

Diretora de Educação Corporativa

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Diretora de Pesquisa e Extensão

Gilton Kennedy S. Fraga

Coordenador de Extensão

Conhecimento é aprender com o homem, com o mundo, com a vida. Reconhecer a importância da cultura, do meio ambiente, do outro. Conhecer os fatos, as coisas, os sentimentos. Ter a certeza de que as possibilidades são infinitas, porque o conhecimento desconhece limites. Conhecimento sem limites é um conceito polivalente capaz de dar unidade e manter a diversidade de pensamentos. É a alma da filosofia educacional do Grupo Tiradentes. A Universidade Tiradentes é uma instituição que não se fecha em si mesma e atua na comunidade, na família, no universo particular de cada um de seus alunos, na cidade, no estado, no país, no mundo. Por todo seu papel dentro da sociedade, assume efetivamente quatro bandeiras: cidadania, cultura, esporte e meio ambiente.

Cidadania

Aprender que a solidariedade é mais do que ajudar. Saber que somos responsáveis pela nossa comunidade simplesmente porque vivemos nela. Conhecer de perto a realidade. Ter a certeza de que podemos transformar. A Unit semeia a cidadania entre seus alunos por meio de iniciativas como o Projeto Reformatório. Criado há 15 anos, é através dele que alunos de Serviço Social, Psicologia e Direito orientam detentos nos presídios sergipanos e buscam soluções jurídicas para distorções no sistema penitenciário, como nos casos de pessoas que permanecem presas mesmo depois de já terem cumprido pena.

“O Reformatório desperta nos acadêmicos o princípio humanitário, encurta o tempo de duração do encarceramento por meio de pedidos de benefícios como Livramento Condicional, Progressão de Regime, Remição, Comutação, Indulto e outros. Para facilitar a análise dos processos, os trabalhos estão sendo desenvolvidos diretamente na Vara de Execuções Penais, localizada no Fórum Gumersindo Bessa”, explica o professor Ronaldo Marinho, responsável pelo projeto extensionista.

É o espírito da cidadania que sempre coloca a Universidade Tiradentes entre as instituições selecionadas para participar do Projeto Rondon. Atendendo ao chamado do Ministério da Defesa, grupos de acadêmicos da Unit desenvolvem projetos multidisciplinares de extensão nas regiões mais pobres do Brasil e fazem com que o conhecimento chegue à população. As atividades envolvem áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Cultura

Aprender com o passado para transformar o futuro. Saber de verdade quem fomos e de onde viemos. Conhecer as cores, as notas, as danças, as expressões. Ter a certeza de que não podemos viver sem cultura, porque somos a própria cultura. O Memorial de Sergipe, museu mantido pela Universidade Tiradentes, é um exemplo claro de que na Unit a cultura e a sergipanidade têm o devido valor.

Situado na Avenida Beira Mar, 626, Praia 13 de Julho, em Aracaju, o Memorial reúne um acervo de aproximadamente 9 mil peças, dividido em 14 salas. Os espaços abordam temas como história da Unit; Sergipe pré-colonial e participação de Sergipe na Segunda Guerra Mundial. “Lá também é possível encontrar uma coleção de peças sobre o cangaço de Vera Ferreira, neta de Lampião; a coleção de pinturas em cerâmica da professora Rosa Faria, que remonta a história do Estado; fósseis animais e vegetais da coleção do professor José Augusto Garcez, além de peças sobre nosso cotidiano, folclore, literatura de cordel, medicina popular e gastronomia”, diz a diretora do museu, Fabiana Carnevale.

Esporte

Aprender com as derrotas e com as vitórias. Saber que o corpo tem limites, mas a vontade de superar pode ser infinita. Conhecer profundamente o respeito pelo outro, a técnica, a importância da dedicação e a força da união de uma equipe. Ter a certeza de que somos capazes de vencer na vida. Na Universidade Tiradentes as atividades esportivas são encaradas como aprendizado.

Com a estrutura da Vila Olímpica e a competência dos seus professores do curso de Educação Física, a Universidade Tiradentes tem revelado talentos nas diversas modalidades esportivas. Exemplo disso é o nadador Arakén, hoje no Chile, que chegou a bater o recorde sulamericano de natação com com o apoio da Unit para treinamentos.

O mais novo campeão da Universidade Tiradentes é o supervisor de avaliação do Núcleo de Educação a Distância – Nead –, professor Edson Gonçalves. Ele acaba de vencer a 1ª Copa Mestre Carlson Gracie de Jiu-jítsu, válida como primeira etapa do Sergipano, na categoria master até 90 kg. “Minha meta agora é obter índice para disputar o Mundial que será realizado em julho deste ano, no Rio Grande do Norte”, diz Edson.

Meio Ambiente

Aprender com as pessoas, com os bichos, com o planeta. Saber que tudo o que está à nossa volta é o nosso ambiente. Conhecer as regras da natureza e respeitá-las. Conhecer as regras da sociedade de consumo e desrespeitá-las. Ter certeza de que podemos reciclar tudo, inclusive nossa consciência. Partindo desses princípios, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP –, situado no Campus Aracaju Farolândia da Unit, desenvolve um projeto de produção de bioetanol social e álcool farmacêutico sob a ótica da preservação e da sustentabilidade, tendo como matéria-prima mandioca, batata doce, sorgo sacarino, cana de açúcar e manipueira, subproduto da farinha de mandioca.

O projeto é desenvolvido em parceria com a USI Biorefinaria, do Rio Grande do Sul. Através da instalação de pequenas usinas, em princípio no Agreste de Sergipe, a iniciativa deve incrementar a renda familiar de agricultores sergipanos e contribuir para a inclusão social. A estimativa é de um ganho extra de R$ 500 para cada família de agricultores, no caso da produção do álcool 95GL ou combustível, e de R$ 800 com o álcool farmacêutico.

Além de todo o aspecto da disseminação da tecnologia, o projeto integra acadêmicos e professores da Unit, principalmente dos cursos de mestrado em Engenharia de Processos e Saúde e Ambiente, que desenvolvem pesquisas no ITP.

Na Universidade Tiradentes todo o papel utilizado é reciclável. E outros projetos na área de meio ambiente envolvem alunos da Universidade Tiradetnes, como o Grupo de Estudos de Elasmobrânquios de Sergipe – GEES – organização não-governamental que desenvolve pesquisas referentes à biologia e pesca com tubarões e raias no litoral sergipano, incentivando a preservação das espécies.

A Universidade Tiradentes é dotada de várias estruturas distribuídas nos cinco Campi, com a finalidade de proporcionar um maior conforto aos seus alunos, professores e colaboradores.Estas estruturas incluem o Teatro Tiradentes, a Galeria de Artes Félix Mendes, o Minishopping, os Auditórios e a Vila Olímpica, que são utilizados para desenvolvimento de atividades acadêmicas, culturais e esportivas.

Teatro Tiradentes

Abrigando os diversos eventos acadêmicos, artísticos e culturais, o Teatro Tiradentes, que foi inaugurado em 11 de julho de 1976, conta com total infraestrutura de som e imagem, e capacidade para 510 pessoas. O teatro está localizado no Campus Aracaju Centro da Universidade Tiradentes, à rua Simão Dias, no Centro de Aracaju/SE.

O corpo docente e discente e demais integrantes da Unit, além da sociedade em geral, têm acesso às diversas atividades desenvolvidas no Teatro Tiradentes.

O Teatro Tiradentes já foi palco para diversos grandes eventos e renomadas personalidades locais e nacionais, entre eles Zezé Mota, Juca Chaves, Chico Queiroga e Antônio Rogério, Marco Villane, Amorosa, Marta Suplicy, Osires Silva, Celso Antunes, Ruy Castro, Ancelmo Gois, Jcome Goes, Vicente Paulo, Ruy Ohtake, Paulo Autran, Chico Anysio, Eva Tudor e Dercy Gonçalves.

Galeria de arte Félix Mendes

Integrando-se à grande atuação da Universidade Tiradentes na cultura sergipana, foi criada a Galeria de Arte Félix Mendes Rodrigues, um espaço que valoriza a expressão da pintura, escultura e artesanato desta terra, na Biblioteca Central, no Campus Aracaju Farolândia.

A galeria foi inaugurada em 28 de setembro de 2000, com a exposição coletiva dos artistas sergipanos Adauto Machado, Alberto Souza, Anete Sobral, Beto Pezão, Bené Santana, Caã, Cláudio Vieira, Elias Santos, Evanina Nascimento, Félix Mendes, J. Inácio, Jouberto Moraes, Judite Melo, Luiz Mangueira, Melcíades Souza, Milton Menezes, Otávio Luiz, Silveira, Walter Góes, Véio, Zé Lima e Zeus.

Atualmente, a galeria mantém exposição permanente de obras de arte que fazem parte do acervo da história da Universidade. A galeria está disponível para que artistas locais e nacionais possam fazer exposições particulares.

Minishopping

A convivência e a confraternização entre os alunos acontece em todas as dependências da Universidade Tiradentes. Um ambiente acolhedor e tranqüilo que testemunha o nascimento de muitas amizades.

Na principal ala externa do Campus Aracaju Farolândia, os alunos contam com os serviços de um minishopping com agência bancária, livraria, lanchonetes, restaurantes, banca de jornais e revistas, boutiques, além de circuito de televisão transmitindo a programação de canais de TV a cabo.

Nos Campi Estância, Propriá e Itabaiana os alunos também desfrutam de um minishopping, com toda a infraestrutura e serviços para melhor acolhê-los.

Auditórios

A Universidade Tiradentes possui quatro auditórios, com toda a estrutura de áudio e vídeo para abrigar eventos culturais, acadêmicos e artísticos.

Os auditórios estão localizados nos Campi Aracaju Centro e Farolândia. No Campus Aracaju Centro, o Auditório Nestor Bráz tem capacidade para 150 lugares. No Campus Aracaju Farolândia, os auditórios Padre Melo e Padre Arnóbio, localizados no bloco D, têm capacidade para 250 pessoas cada um; o Auditório do Bloco C tem capacidade para 150 pessoas.

Vila Olímpica

No Campus Aracaju Farolândia, a Universidade Tiradentes possui um complexo desportivo composto por campo de futebol, pista de atletismo, quadras polivalentes e piscinas olímpica e semi-olímpica, sala de dança, vestuários, bem como uma área específica para alunos do Curso de Educação Física da Instituição, mas que também é palco de práticas esportivas envolvendo universitários e a comunidade.

Laboratório Central de Biomedicina

O Laboratório Central de Biomedicina da Unit é considerado um dos mais completos das universidades brasileiras. O local dispõe de modernos equipamentos e pessoal técnico especializado para um melhor atendimento à comunidade. Atende através do SUS e de convênios (Ipes, Unimed, Cassi, Petrobras, Plamed) e particulares.

É um dos poucos do Estado a oferecer coleta e exames de líquor. São também realizados os serviços de bacteriologia, bioquímica, hematologia, imunologia, LCR com coleta, parasitologia, uroanálise e hormônios. Diariamente são atendidos mais de 40 pacientes, das 6h30 às 12 horas e das 14 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 11 horas.

O Laboratório funciona na rua Laranjeiras, 726, Centro. Telefone: (79) 3214-1790.

Clínica de Psicologia

A Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes é um espaço do Curso de Psicologia que presta atendimento à comunidade sergipana economicamente desfavorecida a partir de práticas éticas e princípios tecnocientíficos na área da saúde mental. Implantada em agosto de 2001, a clínica tem sua trajetória marcada pela articulação de serviços voltados à comunidade do Estado, traduzidos nas ações de psicoterapia individual, de grupo e familiar, orientações a pais e instituições, bem como intervenções psicossociais.

A Clínica de Psicologia da Unit, bem como o curso de graduação, tem convênio firmado com diversas entidades e instituições, tais como a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, de Justiça e Direitos Humanos, Prefeituras, etc. Estes convênios resultam em ações inovadoras de trabalho da prática do psicólogo, como visitas às instituições (presídios, hospital de custódia, Instituto Médico Legal, Escolas, Caps etc).

O horário de funcionamento da Clínica de Psicologia é das 8 às 19h, de segunda a sexta-feira. Telefone para inscrições e contato: (79) 3243-4613.

Clínica Odontológica

Instalada com equipamentos de última linha, a Clínica Odontológica, além de servir como laboratório para os alunos do curso de Odontologia, fornece atendimento odontológico a pacientes de baixa renda, de todas as idades, restaurando e preservando a saúde bucal.

A Clínica Odontológica é mais um instrumento que a Universidade Tiradentes dispõe na prestação de serviços à sociedade, através de projetos de extensão viáveis e necessários, diante do quadro de doenças bucais em que vive a população brasileira. Após cadastro social, o cliente submete-se a exame clínico odontológico para depois ser encaminhado, de acordo com suas necessidades odontológicas, para as diversas clínicas: Semiologia, Radiologia, Odontologia Social e Preventiva, Periodontia, Endodontia, Dentística, Cirurgia I e II, Clínica Odontológica I e II e Clínica Integrada para Reabilitação Bucal.

O horário de funcionamento da Clínica Odontológica é de 7 às 12h e das 13h20 às 18h, de segunda a sexta-feira. Telefone: (79) 3218-2306.

Centro de Educação

Inaugurado em 1996 com apenas 80 crianças de famílias de baixa renda, hoje atende 400 crianças do Bairro Industrial e adjacências, filhos de pescadores, domésticas e catadores de lixo. Reconhecido em 2007 pelo Ministério da Educação como a melhor escola de ensino fundamental de Sergipe, o Centro possui uma estrutura composta por um grupo de 13 professoras, uma assistente social, uma psicóloga, a diretora e a coordenadora pedagógica, além dos funcionários da secretaria e do serviço geral. São atendidas 11 turmas que vão desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental (até a 4ª série).

O Centro de Educação tem uma importância fundamental tanto para a comunidade como para a Unit. Não existe evasão escolar, os alunos possuem assistência odontológica e psicológica, que conta, respectivamente, com o auxílio da Clínica Odontológica da Unit e da Clínica de Psicologia.

O Centro de Educação funciona na Avenida João Ribeiro, nº 200, Bairro Industrial, Aracaju/SE. Telefone: (79) 3215-5137.

Centro de Saúde

O Centro de Saúde da Unit presta atendimento fisioterapêutico aplicado às diversas áreas da saúde com equipamentos modernos, alguns dos quais únicos no Estado de Sergipe. São realizados aproximadamente 3 mil atendimentos por mês, através de vários convênios. O trabalho realizado no Centro de Saúde é interdisciplinar, contando com fisioterapeutas, assistente social, psicólogo e médicos.

O Centro de Saúde conta, ainda, com um Laboratório de Fisiologia do Esforço, que possibilita a realização de exames em atletas e pacientes que estejam submetendo-se a uma avaliação cardiorrespiratória, além de realizar teste ergométrico computadorizado.

O Centro de Saúde da Unit funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30 e das 13h30 às 18h30, na avenida João Rodrigues, 200, Bairro Industrial. Telefone: (79) 3215-5143.

Farmácia Científica

A Farmácia Científica atende a comunidade acadêmica, alunos, professores e colaboradores da Universidade Tiradentes, na venda de medicamentos. Os farmacêuticos também prestam consultoria às integrantes do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – Paimi. O horário de funcionamento da Farmácia Científica é de 8 às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 12h, aos sábados.

 

Galeria de Vídeos

0800 729 2100
Graduação a distância - Notas do EnemVestibular Graduação PresencialGraduação a distância - Vestibular TradicionalVestibular Unit 2014.2Vestibular Ead 2014.2