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Pedagogia

Pedagogia

O curso busca articular sua atividade de ensino com o compromisso profissional, oferecendo uma preparação ao aluno que atenda às aspirações e perspectivas dos sujeitos com os quais vai atuar, enquanto seres individuais, enquanto membros de uma sociedade e enquanto cidadãos. Para tanto, se fundamenta numa pedagogia participativa, tendo em vista a contemplação dos pilares da educação do novo milênio, a saber: o Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Aprender como requisitos indispensáveis para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea.

Ato de Autorização Resolução CONSAD/UNIT, nº 004/09 DE 10 de Fevereiro de 2009
Habilitação Licenciatura
Carga Horária 3.280
Tempo de Integralização Mínimo:
8 semestres
Máximo:
16 semestres
Turno Noturno
Modalidade A distância
O perfil do formando do Curso de Pedagogia EAD é de um profissional com capacidade de dominar o campo teórico-prático-investigativo da educação nos processos de ensino e aprendizagens, da gestão educacional, do planejamento e da avaliação das práticas educativas que se realizam nos ambientes escolares e não escolares com a percepção que a educação é um processo contínuo e permanente. Desta forma, é priorizada uma formação de cidadãos profissionais conscientes dos seus direitos e deveres, com visão macro do papel da educação, alicerçados na formação humanista, com capacidade de desenvolver ações de solidariedade, dialogar com profissionais de outras áreas, liderar, organizar, gerenciar e desenvolver práticas de ensino e aprendizagens mobilizando pessoas, sabendo agir em situações diversas, promovendo a participação democrática, pensando e escutando antes de decidir qualquer ação, sabendo avaliar e deixando-se avaliar. Com isso, o egresso com tal perfil se constitui como pessoa capaz de atender a demandas da sociedade contemporânea intervindo de modo consistente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem e participando, com responsabilidade e competência, do processo de desenvolvimento local, regional e nacional. Por fim, como eixo central de constituição de seu perfil profissional, empreende-se um processo de formação para que este profissional, acima de tudo, tenha clareza de suas próprias concepções sobre os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos, uma vez que a prática educacional, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.  

Geral

Formar profissionais da educação, para exercer a gestão escolar, a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, e outras atividades em áreas, modalidades e níveis de ensino nas quais sejam previstos conhecimento pedagógico e relações humanas, com competências para pensar e agir de maneira interdisciplinar, enfrentando eticamente os desafios dos processos educativos escolares e não-escolares produzindo e difundindo conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos do campo educacional.

Específicos

  • Desenvolver competências de Planejamento, execução, coordenação e avaliação no educando;
  •  Formar indivíduos capazes de produzirem e difundirem conhecimentos científico-tecnológicos do campo educacional;
  • Promover processos de formação com comprometimento social baseada em princípios éticos visando uma ação profissional que transforme a realidade socioeconômica e cultural;
  •  Capacitar profissionais para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
  •  Desenvolver nos discentes competências focadas no processo ensino-aprendizagem a fim de colaborar diretamente para a diminuição das taxas de analfabetismo, reprovação e evasão escolar;
  • Promover o conhecimento de metodologias e recursos pedagógicos adequados para as práticas educativas;
  • Possibilitar o conhecimento de diferentes linguagens utilizadas nas sociedades contemporâneas para a compreensão, valorização e entendimento da sua função na produção do conhecimento;
  •  Fomentar a reflexão e o senso crítico nos discentes em relação às práticas da pedagogia consubstanciadas nas disciplinas pedagógicas, a fim de contribuir diretamente na formação de professores;
  • Contribuir para a conscientização do educando quanto ao seu papel político na sociedade, enquanto formador de opiniões e agente direto das transformações e dos novos valores impostos por um mundo cada vez mais culturalmente globalizado;
  • Promover uma formação profissional, articulada com metodologias, habilitando o graduado a prosseguir sua aprendizagem, seja em cursos de pós-graduação ou de capacitação.
Além de atuar na docência em escolas que desenvolvem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental (anos iniciais, Jovens e adultos e Educação Inclusiva) e disciplinas pedagógicas e na área de serviços e apoio escolar, o pedagogo pode atuar nas seguintes áreas:
  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  •  Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;
  • Exercício da função de coordenador de escolas da rede pública e particular de ensino, nas diversas modalidades de ensino, inclusive a Educação de Jovens e Adultos;
  • Coordenação pedagógica nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Assessoria pedagógica;
  • Direção e Vice-direção de escolas da rede pública e particular;
  • Direção e Coordenação de Diretorias Regionais e/ou Órgãos Municipais de Educação do sistema público estadual e municipal;
  • Coordenador ou Assessor de planejamento pedagógico em espaços não escolares, para trabalhadores, jovens, crianças e adolescentes em situação de risco social;
  • Técnico de planejamento, formulação, acompanhamento e avaliação de Políticas Educacionais;
  •  Técnico em Centros de Educação Profissional;
  •  Organizador e gestor de espaços educativos escolares e não escolares;
  • Assessor e/ou consultor junto aos meios de comunicação;
  • Integrante do Setor de Recursos Humanos das Empresas;
  •  Assessor de Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • Pedagogo responsável pelo planejamento socioeducativo em condomínios residenciais.
O mercado de trabalho para o licenciado em Pedagogia vive em constante crescimento e abrange várias possibilidades. Além de poder desenvolver atividades de Docência e de Gestão em instituições educativas formais e não formais, pode também atuar nos ramos da Pedagogia Social, Pedagogia Empresarial e da Pedagogia Hospitalar e oferecer consultoria na área de Processos Educacionais para diversas empresas.
1º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Metodologia Cientifica 04 80
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos 04 80
Filosofia e Cidadania 04 80
Fundamentos Históricos da Educação 04 80
Psicologia da Educação 04 80
Total 20 400
2º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Leitura e Produção de Texto 04 80
Práticas Interdisciplinares I 02 40
Literatura Infanto Juvenil 02 40
Organização da Educação Brasileira 04 80
Escrita, Alfabetização e Letramento 04 80
Metodologia do Ensino da Alfabetização 04 80
Total 20 400
3º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Didática 04 80
Libras 04 80
Princípios e Métodos da Psicopedagogia 04 80
História Social da Criança e do Adolescente 04 80
Metodologia da Educação Infantil 04 80
Total 20 400
4º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Currículos e Programas da Educação Básica 04 80
Práticas Interdisciplinares II 02 40
Organização do Trabalho Pedagógico 02 40
Ensino e Pesquisa: Organização de Projetos 04 80
Planejamento Educacional 04 80
Avaliação Educacional 04 80
Total 20 400
5º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Estágio Supervisionado do Ensino I 05 100
Fundamento e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 04 80
Fundamento e Metodologia de Matemática 04 80
Fundamento e Metodologia de Ciência 04 80
Fundamento e Metodologia de História e Geografia 04 80
Total 21 420
6º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Estágio Supervisionado do Ensino II (anos iniciais do ensino fundamental) 05 100
Práticas Interdisciplinares III 02 40
Pedagogia Social 02 40
Produção de Recursos Pedagógicos 02 40
Estatística Aplicada à Educação 04 80
Gestão Escolar 04 80
Total 19 380
7º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Estágio Supervisionado do Ensino III 05 100
Educação e Interculturalidade 04 80
Educação de Jovens e Adultos 04 80
Educação e as Tecnologias a Informação e Comunicação 04 80
Arte e Educação 02 40
Total 19 380
8º Período
Disciplina Créditos Carga Horária
Fundamentos da Orientação Pedagógica 04 80
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso 02 40
Cultura Afro-Brasileira e Indígena 02 40
Educação e Saúde Escolar 04 80
Educação e Trabalho 04 80
Educação e Meio Ambiente 04 80
Total 20 400
Síntese do Currículo
Créditos Carga Horária
Total de Disciplinas 144 2880
Total de Estágio Supervisionado 15 300
Total de Atividades Complementares 5 100
Total do Curso 164 3280
A Unit EAD utiliza um sistema de avaliação padronizado para todos os seus cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico. Dentro do referido sistema, a aferição do rendimento acadêmico do estudante, em cada um dos componentes curriculares, está assim distribuída:
nota peso    descrição
1. Estudo Dirigido (ED) 1,4 Atividade dividida em até 4 etapas que totalizam 10 pontos
2. Verificação da Aprendizagem (VA) 0,6 composta por 02 (duas) ou 04 (quatro) verificações da aprendizagem, a depender da quantidade de créditos da disciplina, disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem  (AVA). Cada verificação de aprendizagem vale 10,0 pontos e a nota final da VA é a média aritmética das notas obtidas nas verificações.
3. Prova Presencial (PP) 8,0 Composta por 5 questões objetivas, valendo 1,0 ponto cada e 3 questões subjetivas, em que as duas primeiras valem 2,0 pontos e a última vale 1,0 ponto, totalizando 10,0 pontos
Estas notas fornecem a Nota da Disciplina dada pela fórmula:
MF = (PP x 8) + (ED x 1,4) + (VA x 0,6)
  10
Em síntese, com relação à aferição do rendimento acadêmico, o aluno Unit EAD estará:
Aprovado Quando obtiver Nota Final da Disciplina igual ou superior a 6 (seis)
Reprovado Quando não obtiver o mínimo de 75% de frequência
Quando obtiver Nota Final da Disciplina menor que 6 (seis)
É importante Ressaltar que nas disciplinas Práticas interdisciplinares I, II e III, a nota da prova subjetiva é substituída pela nota do projeto ou relatório que é solicitado. Dadas às especificidades das disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III e de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a Média Final desses componentes curriculares é constituída de forma diferenciada. A avaliação dos Estágios Supervisionados I, II e III é constituída pela produção de um Relatório de Estágio – RE, que vale de 0 a 10 com peso 6 na média da disciplina, por uma ficha avaliativa de supervisão de campo – SC, que vale de 0 a 10 com peso 2 na média e por um a ficha de avaliação acadêmica – AA, que vale de 0 a 10 com peso 2 na constituição da média final da disciplina. Serão aprovados os estudantes que obtiveram a média final igual ou superior a 6,0 e obtiver o mínimo de 75% de frequência.

Assim a média final das disciplinas de estágio é obtida pela fórmula:
MF = (RE x 6) + (SC x 2) + (AA x 2)
  10
A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso é constituída pela produção de um artigo científico e uma apresentação desse material no polo. O Artigo Científico – AC é avaliado pelo professor orientador que atribui uma nota de 0 a 10 com peso 7 na constituição da média final. A apresentação do trabalho – AT, é avaliada pelo professor Tutor Presencial do Polo de Apoio Presencial que atribui uma nota de 0 a 10 com peso 3 na constituição da média final da disciplina. Serão aprovados os estudantes que obtiveram a média final igual ou superior a 6,0 e obtiver o mínimo de 75% de frequência.

Assim a média final da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso é obtida pela fórmula:
MF = (AC x 7) + (AT x 3)
  10

Legenda

MF: Média Final
PP: Prova Presencial
ED: Estudos Dirigidos
VA: Verificação de Aprendizagem
AC: Artigo científico
AT: Apresentação do Trabalho
RE: Relatório
SC: Supervisão de campo
AA: Avaliação acadêmica
Nome Titulação Regime
Patricia Batista dos Santos Mestre Parcial
Simone Varela Mestre Integral
Darlene Almada Oliveira Soares Mestre Integral
Mariângela Dias Santos Mestre Parcial
Marcio José Fidelis Neri Especialista Integral
Ludovico Omar Bernardi Mestre Integral
José Carlos Santos Mestre Integral
Joana D'Arc Costa Mestre Parcial
Claudia de Souza Cardoso Meirelles Mestre Integral
Anne Emilie Souza de Almeida Cabral Mestre Parcial
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Doutora Integral
Jorge Renato Johann Doutor Integral
Hortência de Abreu Gonçalves Doutora Parcial
Daniel Neves Pinto Especialista Integral
Sonia Cristina Santos de Azevedo Doutora Parcial
Carla Daniela Kohn Mestre Integral
Betisabel Vilar de Jesus Santos Mestre Integral
Auro de Jesus Rodrigues Mestre Integral
Darlene Almada Oliveira Soares

Darlene Almada Oliveira Soares

Graduada em pedagogia e mestre em educação na UFBA, participa do grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Atuante, principalmente, na área de Educação, Comunicação e Tecnologia nos seguintes temas: políticas públicas, internet, software livre, educação e comunicação, audiovisuais, informática educativa, tecnologia educacional e educação a distância.

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